AÇÚCAR ICUMSA 45

O Brasil se posicionou nas últimas décadas como um dos maiores produtores de cana de açúcar do mundo e consequentemente um dos principais produtores de açúcar, responsável aproximadamente por 44% das exportações globais desta mercadoria. 

Os importadores de açúcar brasileiro buscam, entre outras qualidades, o açúcar Icumsa 45, a sigla em inglês Icumsa (Comissão Internacional de Métodos Uniformes de Análise do Açúcar) determina a pureza e o grau de brancura, quanto maior o número atrelado ao Icumsa, menos refinado este é. Por exemplo, o brown sugar, conhecido no mercado como açúcar mascavo, tem a classificação Icumsa 800 a 1600. 

CARACTERÍSTICAS DO AÇÚCAR ICUMSA 45 

As exportações do açúcar brasileiro são destinadas principalmente ao consumo humano direto e na produção de alimentos industrializados como biscoitos, achocolatados, sucos e, até mesmo, na indústria farmacêutica para adoçar xaropes. As exportações do açúcar Icumsa 45 são feitas, de forma geral, por empresas que atuam como intermediárias entre fabricantes e empresas que comercializam o produto, durante o processo de importação ou exportação. 

As usinas não comercializam o produto diretamente para exportação, grandes comerciantes desta mercadoria adquirem antecipadamente a produção futura e assim negociam de forma a ter material disponível para exportação, em especial a qualidade açúcar icumsa 45

açúcar icumsa 45 é exportado, geralmente, em grandes quantidades, sendo a quantidade mínima de 12.500 toneladas, em porão de navio, ou seja, não é utilizado contêiner devido ao alto custo. Os contratos utilizados nessas negociações podem ser spot (um único embarque) ou contrato para 12 meses (12 embarques) e o maior fluxo de produto é embarcado pelo Porto de Santos – SP e sua embalagem é de sacos com 50kg ou Big Bags de 1mt (sacos com uma tonelada), diferentemente do açúcar Icumsa 45, a qualidade VHP (mascavo) pode ser embarcada sem sacaria, ou seja, despejada diretamente em local apropriado do navio. 

É importante ressaltar que o açúcar cristal é classificado pela comissão internacional para métodos uniformes de análise de açúcar, que admite diversas gradações, conhecida pela sigla ICUMSA. Assim, índices ICUMSA mais baixos indicam açúcares de coloração mais clara, enquanto que os valores mais altos referem-se a açúcares de cor relativamente mais escurecida, sendo que o açúcar ICUMSA 45 é um dos açúcares mais claros